FDCL inaugura usina solar em Conselheiro Lafaiete

“Preservar o planeta é preservar a vida.”

A FDCL – Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete instalou neste mês uma miniusina de energia solar fotovoltaica em seu campus. Construída pela SUNO Engenharia, empresa também de Conselheiro Lafaiete, a usina recém-inaugurada tem capacidade de produzir eletricidade suficiente para abastecer cerca de 24 residências e deixará de emitir, durante a vida útil do sistema, o equivalente a 264 toneladas de CO2 no meio ambiente, o que corresponde ao plantio de aproximadamente 1056 árvores.

A usina possui 48,91 KWP de potência e conta com 146 painéis fotovoltaicos, sendo capaz de produzir cerca de 5,5 mil KWH/mês de energia elétrica limpa.

Em tempos onde cada vez mais se pensa no coletivo e em como podemos contribuir para o bem-estar do planeta, investir em alternativas sustentáveis, como a energia solar, torna-se um caminho repleto de vantagens. Mais do que reduzir as despesas na conta de luz, instalar painéis fotovoltaicos faz com que alunos e a comunidade conheçam como é possível gerar sua própria energia de forma limpa e renovável.
Uma vez que passam a entender o funcionamento de um sistema que gera energia limpa, eficiente e barata, professores e alunos também compreendem que as práticas sustentáveis são economicamente viáveis e muito importantes para a preservação do planeta.

Nesse sentido, com a instalação de um sistema de geração de energia limpa, a FDCL passa a ter uma economia considerável, de aproximadamente R$4.871/mês, o que dá um equivalente anual de cerca de 60 mil reais. Com os custos reduzidos, é possível realizar novos investimentos em diversas questões essenciais para o crescimento da instituição. Assim, por exemplo, os equipamentos poderão ser modernizados, as equipes passarão por novos treinamentos, mais eventos poderão ser realizados e os estudantes poderão desfrutar de novas atividades.


Levantar a bandeira da sustentabilidade em instituições de ensino reforça uma forma moderna de aprender e aproximar a sala de aula do meio ambiente. É uma iniciativa ímpar para a construção de uma consciência ambiental coletiva. A FDCL tem um papel fundamental na sociedade que vai além da sua missão educacional, social e pedagógica. É também um sinônimo de renovação de valores, de pensamento crítico, comprometidas em formar cidadãos engajados nos mais diferentes tipos de causas, a partir das diversas experiências vivenciadas que inspiram sonhos e inovação.

Com a instalação de um sistema de geração de energia própria, a FDCL poderá economizar até 95% da energia que consome mensalmente e investir onde realmente importa: na modernização de equipamentos, no treinamento e capacitação de funcionários, na realização de eventos, no oferecimento de atividades educativas aos alunos, entre outras melhorias.

E aí, achou legal a ideia de sustentabilidade financeiro de negócios através da energia solar? Entre em contato conosco para elaborar uma proposta baseado no seu negócio. Saiba mais no botão abaixo:

Deixe uma resposta